Está pensando em preparar uma refeição especial para o fim de semana, mas está sem ideia? Então, que tal um marreco assado? Separamos algumas recomendações bem bacanas para se preparar um delicioso marreco assado.
Um dos pratos típicos da culinária praticada na região central da Europa, em países como a Alemanha e a República Tcheca, recebe diversos nomes e acompanhamentos diferentes a depender do local em que é preparado.
Agora que já se sabe um pouco mais sobre o ingrediente principal do prato, chegou o momento de conhecer as dicas para se preparar um marreco assado inesquecível.
Higienizar o marreco
Antes de iniciar o preparo, é importante lavar muito bem a carne, tanto por fora quanto por dentro, especialmente se a intenção for fazer o marreco recheado.
Rechear é uma excelente opção
A carne do marreco é tenra e possui um sabor bastante peculiar, de ave rústica, aceitando muito bem várias opções de recheio. Na receita tradicional alemã, o marreco é recheado com miúdos processados ou moídos da própria ave e pães franceses amolecidos em água, devidamente temperados com cebola, salsinha e sal. Porém, há ainda a possibilidade de rechear essa carne com outras misturas, que podem levar alho, tomate, bacon, ovo e lombinho, por exemplo.
Temperar bem
Uma dica bem interessante é temperar o marreco tanto por fora quanto por dentro, utilizando temperos como, por exemplo, sal, pimenta-do-reino, limão e cebolinha verde. Vale fazer pequenos furos na carne com a ponta da faca para facilitar a entrada dos temperos e potencializar o sabor.
Estar atento à temperatura ideal do forno
O ideal é que o marreco seja levado ao forno pré-aquecido em uma temperatura moderada, especialmente a 180 graus Célsius, para que o cozimento da carne aconteça de forma mais eficaz, possibilitando que a ave asse por completo e, de quebra, evitando as chances de ressecamento da carne.
Tempo de forno
Outra coisa que merece atenção é o tempo que o marreco vai permanecer assando no forno. Isso vai depender do tamanho da ave escolhida, na verdade. Um marreco de 2 quilos, por exemplo, se for levado ao forno pré-aquecido a 180 graus envolto por papel alumínio (excelente dica para reter a umidade) pode demorar cerca de 1h20 para ficar completamente assado.
Outras dicas para assar o marreco
Ainda sobre assar o marreco, tem-se mais algumas dicas. A primeira delas é assar com o peito virado para cima, evitando ressecamento e deixando o resultado mais bonito.
Outra dica super bacana é adicionar meio copo de água na assadeira. Quando a carne estiver dourada, é só retirar o líquido que se formou na assadeira e utilizá-lo para regar o peito do marreco (que estará virado para cima). Por fim, basta adicionar mais meio copo de água e repetir o processo após tirar a carne do forno.
Quanto às assadeiras, vale escolher opções que sejam mais altas, já que isso ajuda a reter o calor e facilita o cozimento adequado da carne, e sejam feitas de materiais, como, por exemplo, ferro e aço inox, que conduzem melhor o calor.
Deixar a carne descansar após sair do forno
Assim que a carne é retirada de uma fonte de calor e imediatamente cortada, suas fibras, que armazenam uma quantidade de água importante para a suculência do corte, essas fibras se rompem e toda a água é liberada. Para que isso não aconteça, o ideal é que a carne seja retirada da fonte de calor após o término do cozimento para ela poder descansar e igualar as temperaturas da parte mais externa da carne com o ponto mais interno, já que isso faz com que todo o suco das fibras se espalhe pelo animal ou pelo corte, mantendo a suculência. No caso do marreco assado, é preciso aguardar aproximadamente 10 minutos após a saída do forno antes de cortar a ave.
O canal no Youtube da EJS Temperos, especialista em oferecer aos seus clientes temperos de qualidade, é uma dica imperdível. Dentre os vídeos disponíveis, há um com uma receita incrível de marreco assado.
Clique aqui para assistir ao vídeo e conhecer o canal.