Sobretudo, nos tradicionais assados, é uma versão argentina do churrasco brasileiro. Nos restaurantes, é comum os garçons cortarem o Ojo de Bife assado utilizando apenas uma colher e um garfo, para demonstrar aos clientes a sua qualidade superior e maciez.
O corte fica localizado na parte dianteira do boi, corresponde ao miolo (centro) do Ancho, corte que fica na região da 6ª e 11ª costela do animal, o Ancho corresponde a parte dianteira do contrafilé do Brasil.
A carne do Ojo de bife é marmorizada, apresentando boa quantidade de gordura entre as suas fibras musculares curtas, principalmente em animais premium como da raça Angus. Também pode apresentar uma camada de gordura no meio do corte, formando um “olho”, e adicionando ainda mais sabor. Todas essas características agregam muita maciez e suculência à carne, além de um sabor intenso e marcante.
No Brasil, esse corte é um pouco mais difícil de encontrar. Uma boa dica é comprar o bife de ancho e retirar a capa que recobre o miolo do bife, ou seja, o “ojo de bife”. Depois é só retirar as fibras de colágeno presentes na peça, popularmente chamado de “nervo”, pois podem prejudicar o resultado da preparação. Também é uma boa ideia manter um pouco da gordura externa na hora de limpar a peça, para adicionar ainda mais sabor.
Alguns podem considerar essa prática uma burrice, afinal, a capa do ancho é uma carne macia e saborosa. Porém, se você é um churrasqueiro que ama viver novas experiências, vale a pena aproveitar essa dica. Até porque, nada impede de preparar os dois separadamente e degustar um churrasco completo.
No tempero, você pode seguir a tradição argentina e utilizar o Sal de Parrilla, ou até mesmo, o Chimichurri fresco ou seco, adicionando um toque de sabor especial. Temperar com pimenta-do-reino, sal grosso ou triturado também é uma ótima pedida, realçando perfeitamente o sabor intenso do Ojo de bife.
Essa carne pode ser preparada na grelha, no forno e até na frigideira. Veja algumas sugestões de receitas e dicas de preparo a seguir.
Nessa preparação simples, o corte assa inteiro, após retirar e limpar a peça, tempere generosamente com Sal Triturado Marcelo Bolinha da EJS Temperos. Você pode utilizar uma grelha mais estreita, adequada ao formato da peça, vale reduzir a área da brasa com tijolos para aproveitar o calor ao máximo.
A peça deve assar dos quatro lados para selar a carne e preservar a suculência no interior. A carne fica pronta assando em torno de uma hora, sendo vinte minutos em cada lado. O ponto é com as superfícies seladas com uma casquinha dourada e o meio da peça fica mal passado, muito macio e suculento.
Se você quer um churrasco mais incrementado, o Ojo de bife recheado é uma ótima opção. A carne tenra e saborosa combina muito bem com queijo, tomates, legumes, ou outro recheio que sua criatividade mandar. Para acertar no preparo, conheça algumas dicas indispensáveis a seguir.
Comece cortando o Ojo de bife até formar uma fatia mais fina e larga, assim, o formato mais retangular e achatado facilita o recheio da carne. Não fure a carne para que os recheios não vazem, principalmente se utilizar queijos como o mussarela.
Após rechear, amarre bem com barbante próprio para churrasco, no tempero o Sal Triturado com Pimenta do Reino – Marcelo Bolinha, da EJS Temperos vai muito bem. Asse em brasa forte por cerca de 30 minutos, dez minutos em baixo e em cima, mais cinco minutos em cada lateral. O resultado é uma carne macia e suculenta com recheio saboroso.
A EJS Temperos conta com uma grande variedade de produtos, feitos com matéria-prima de qualidade, incluindo a linha de produtos em parceria com o Marcelo Bolinha, apresentado três temperos que você precisa conhecer.
Clique aqui e conheça a linha completa.