Os cortes de carne com maior percentual de gordura são os mais famosos nos churrascos e isso não é por acaso. Uma boa capa de gordura oferece mais qualidade e sabor ao corte escolhido. Além dessa gordura externa também existe a gordura interna, a chamada gordura intramuscular. Ela deixa a carne ainda mais gostosa, macia e suculenta. Por esses e outros motivos, a carne marmorizada é tão famosa em todas as partes do mundo.
Para quem ainda não conhece, a carne marmorizada é todo o tipo de proteína, geralmente bovina, que possui uma boa quantidade de gordura entremeada ou gordura interna. É justamente essa gordura localizada entre as fibras da carne que deixa o corte bastante semelhante a uma pedra de mármore, daí o nome carne marmorizada.
Dessa forma, é importante deixar uma diferença clara: a carne marmorizada não está caracterizada pela famosa capa de gordura externa que a picanha possui, por exemplo. Para ser considerada marmorizada é preciso possuir um alto teor de gordura na parte interna, ou seja, entre as fibras da carne. Esse percentual de gordura ao longo de todo o corte da carne resulta em uma maior qualidade para a carne em todos os aspectos que definem um bom corte: suculência, maciez após o preparo, sabor e outras características.
Já destacado o que é uma carne marmorizada e o que ela pode entregar para o mercado consumidor, fica fácil perceber que essa é uma proteína altamente requisitada no mercado mundial. Por isso, é importante conhecer quais são as raças que conseguem entregar as melhores peças de carne memorizadas no mundo.
A mais famosa das raças é, sem sombra de dúvidas, a japonesa Wagyu. O alto teor de gordura entre as fibras dessa carne é o principal trunfo da raça que conquistou o mercado mundial e é adquirida em todo o mundo mesmo com um preço bastante alto em decorrência da alta qualidade do produto. Essa raça é caracterizada pela capacidade de conseguir atingir níveis máximos de teor de gordura, dessa forma, desponta como a melhor raça do mundo no segmento.
Outra importante raça quando o assunto são carnes com alto teor de gordura interna é a inglesa Angus. Ela oferece cortes nobres e que também são bastante famosos no Brasil. Um dos destaques dessa raça é que ela proporciona um teor de gordura que varia de 3 a 6 mm, algo que para muitos especialistas da área é a perfeição.
Além disso, a raça Nelore, de origem asiática, também é bastante famosa no mercado mundial e brasileiro é a terceira grande raça do segmento. Apesar de não proporcionar um nível elevado de marmoreio, pois a maior parte de sua gordura está no cupim, ainda sim ela é a principal opção de quem prefere cortes mais magros e com nível considerável de marmoreio.
Os cortes podem variar de acordo com o tipo de carne escolhida, sendo que alguns cortes são comuns. Um exemplo disso é a famosa picanha, que é possível encontrar suas respectivas versões entre Wagyu, Nelore e Angus. Além disso, o bife de chorizo é outro corte comum.
Em relação aos cortes característicos, ribeye, denver steak e short rib são opções marcantes da raça Angus. Além disso, cortes clássicos no Brasil como fraldinha, miolo de acém, ancho e demais cortes também podem ser encontrados nessas versões mais requintadas de carnes.
As carnes marmorizadas representam o suprassumo do setor de proteínas mundial uma vez que oferecem tudo que há de melhor nos mais variados cortes. O padrão de qualidade dessas carnes já é definido desde a criação dos animais, pois todo um cuidado adicional é necessário com os bovinos para entregar o melhor resultado final.
Carne suculenta sem temperos de qualidade é algo que não pode acontecer no churrasco. Por isso, além dos cortes selecionados citados aqui, também é preciso contar com os melhores temperos do mercado que estão disponíveis na EJS Temperos. Variedade de temperos, qualidade garantida quando o assunto é matéria-prima e excelente relação com o cliente são alguns dos diferenciais da EJS.
Para mais informações é só clicar aqui.