Ao lado do famoso peru, do pernil, do adorado tender e também dos peixes, o leitão assado para o Natal não pode faltar à mesa natalina. Além da carne tenra e suculenta, a pururuca formada é adorada pela maioria das pessoas. E como se não bastassem esses detalhes deliciosos, há ainda o fator beleza. Esse prato é, sem dúvida, um dos mais belos da ceia de Natal. E se você ficou com água na boca, aproveite para ver nossas dicas sobre quais temperos utilizar para incrementar a receita do pernil:
A marinada é aquela famosa combinação de alho esmagado, pedaços grandes de cebola com um ou mais cravos espetados, vinagre (branco, de limão ou de vinho), limão, pimenta-do-reino e orégano. No caso do leitão, outras ervas podem ser acrescidas ou substituir o orégano, como a sálvia, o alecrim e o tomilho-limão. O ideal é deixar o leitão nesse molho por, pelo menos, duas horas (o ideal são 12 horas), virando-o algumas vezes.
Há várias versões de molho agridoce, e você pode, inclusive, criar um molho agridoce para chamar de seu. Esse molho consiste em misturar algum molho doce (ketchup, glucose de milho, suco concentrado de manga, mel etc) com algo cítrico ou ácido (mostarda, limão, vinagre, suco de tamarindo concentrado). A ideia é brincar com os sabores. Você pode, por exemplo,utilizar dois tipos de molho doce e dois cítricos. Vá provando até encontrar os ingredientes que agradam seu paladar.
As ervas combinam muito bem com as carnes de porco, aliás, absolutamente todos os cortes suínos se beneficiam, porém, os mais gordos, como o leitão, são ainda mais favorecidos, pois as ervas tiram aquela sensação rançosa da gordura. A dica é sempre usar uma erva, para acabar com esse efeito. Mas nesse tempero, a ideia é usar uma combinação das seguintes ervas: orégano, alecrim fresco e sálvia. Agregue esses temperos ao azeite para que ele fique saborizado e besunte o leitão antes de assar.
Essa mistura desses condimentos veio diretamente a América, sendo ideal para as carnes suínas. Para utilizar o tempero, esfregue o Dry Rub e só (não é necessário colocar nenhum líquido)! Depois é só levar para assá-lo. O tempero deixa o leitão assado com um sabor forte, por isso sirva com acompanhamentos de Natal adocicados e também os neutros, como farofa, arroz com passas, purê de batata doce, entre outros.
Esse tempero combina os sabores cítrico e picante, como o próprio nome já sugere. Por isso, o lemon pepper é ideal para temperar todos os cortes de carnes suínas, inclusive a do leitão assado para o Natal. O pó de limão picante também pode ser acrescentado ao molho de ervas e à marinada.
Qualquer receita fica melhor se for bem temperada. Um leitão assado de Natal então, poderá ficar inesquecível com o tempero certo! E disso a EJS Temperos entende. Seus condimentos são selecionados especialmente para garantir muito sabor à mesa.
Quer conhecer toda a linha de produtos e os acessórios especiais da EJS Temperos? Clique aqui.