O filé mignon é um corte de carne de primeira, retirado do lombo, na parte superior traseira do animal. Mesmo sendo um dos cortes com menos gordura, é considerado um dos mais macios, devido às suas fibras musculares finas.
Maciez, suculência, sabor, e principalmente, versatilidade, são as características que fazem do filé mignon uma ótima opção para muitas formas de preparo. Conheça algumas delas a seguir:
Além de ser comum utilizar o forno para finalizar o preparo do filé mignon, após ser gratinado na frigideira, por exemplo. Também é possível preparar essa carne utilizando apenas o forno. Nesse caso, o ideal é utilizar a peça inteira, sem cordão.
Tempere com sal, alho, mostarda e molho inglês. Para cozinhar corretamente, a peça deve ir ao forno embrulhada em papel alumínio, deixando assar por uma hora.
Para finalizar, retire o papel alumínio, e coloque a carne no forno novamente para gratinar, deixando até o caldo engrossar. Depois sirva a carne fatiada, utilizando o próprio caldo como molho.
Para preparar o filé mignon na pressão, o ideal é cortar a carne em cubos e temperar a carne a gosto. Utilize cebola fatiada para fazer uma “cama” no fundo da panela, coloque os pedaços de carne em cima, depois cubra com mais cebolas. Incrementar a preparação colocando uma colher de extrato de tomate, batatas ou cenouras picadas, também é uma boa pedida.
Cubra todos os alimentos da panela com água, deixe cozinhar na pressão por no mínimo quinze minutos. Cozinhe até a carne ficar bem cozida, podendo voltar a pressão, caso seja necessário.
Os cortes indicados para esse tipo de preparação são bife ou medalhão, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino e alho amassado, aqueça duas colheres de manteiga na frigideira.
Quando a gordura estiver bem quente, adicione o pedaço e sele dos dois lados – sem furar a carne. Para quem gosta ao ponto, é possível retirar a carne nesse momento. Caso goste de carne bem passada, é só deixar em fogo médio, até alcançar o cozimento desejado.
Talvez uma das preparações mais práticas, ideal para quem quer utilizar menos gorduras. Sim, é possível preparar o filé mignon na airfryer. Nessa preparação é interessante temperar a carne utilizando uma marinada, pois as fritadeiras elétricas costumam ressecar mais a carne.
Você pode utilizar azeite, suco de limão e temperos a gosto, deixe marinar por 30 minutos. Pré aqueça a airfryer por cinco minutos, depois adicione a carne e deixe assar na temperatura de 200° C. O tempo depende do corte que você escolher, é possível utilizar até mesmo a peça inteira, dependendo do tamanho da sua airfryer.
Basta tomar cuidado com o ponto, para que a carne não resseque.
Essa peça de carne nobre não é novidade na grelha, normalmente é uma das estrelas nos churrascos. Um corte muito utilizado nesse tipo de preparo é o medalhão, o ideal é cortar no sentido oposto das fibras. Em pedaços de dois centímetros de largura, para quem gosta ao ponto, e um centímetro para quem gosta bem passada.
Para o tempero utiliza-se sal, grosso, pimenta-do-reino e azeite saborizado com alecrim, para dar um toque especial.
A grelha deve estar a distância de 45 centímetros da brasa sem chamas, depois é só colocar os medalhões, deixando assar por cerca de seis minutos de cada lado.
Assim como no caso da frigideira, é importante não furar a carne, para manter a suculência.
Os produtos da EJS temperos apresentam alto padrão de qualidade, por meio da utilização de matéria-prima importada. A linha inclui: sal grosso, sal de parrilla, mix de ervas e pimentas.
Quer aprender todos os truques para um resultado perfeito? Assista o vídeo no canal da EJS Temperos.