Um dos pilares de uma boa administração está na correta manutenção do estoque. Embora, muitas vezes, não receba a devida importância, o conhecimento do fluxo de mercadorias é vital para evitar produtos parados ou a escassez dos mesmos. Desse modo, uma gestão rigorosa gera economia – como a compra adiantada de recursos – e evita prejuízos com itens inativos ou fora do prazo de validade.
É conhecido como controle de estoque toda a manutenção e análise dos recursos necessários para que uma organização funcione plenamente. A importância é tamanha que, ter a consciência de todos os fluxos de entrada e saída, garante a oportunidade de conseguir melhores negociações com fornecedores, prevê e categoriza a urgência de compra para cada item e reduz perdas por vencimento ou furtos.
Controlar tudo o que entra e sai da empresa parece um trabalho árduo, e pode ser dependendo do porte e da tecnologia disponível para auxílio humano. Mas todo esse trabalho oferece boas recompensas quando o controle de estoque está operando corretamente. A mais notável das vantagens está no aprimoramento do planejamento de produção, que fica mais robusto e com coordenadas mais realistas. Afinal, é a partir do estoque que se compreende quais os produtos são líderes de vendas. Dessa forma é possível pedir com antecedência recursos aos fornecedores e otimizar a cadeia de produção.
Toda forma de controle é válida. Mesmo que as cadernetas exijam mais tempo e trabalho braçal, em um primeiro momento pode não fazer sentido contratar um serviço digital. Caso a empresa já esteja em nível avançado, com logísticas complexas e amplo estoque, existem sistemas no mercado prontos para analisar grandes quantidades de dados e fornecer relatórios em tempo real. Também existem empresas de consultoria que auxiliam os empreendedores a entender melhor seus indicadores e gerenciar melhor seu estoque.
Mesmo com poucos recursos financeiros, o primeiro passo para se ter um controle de estoque satisfatório é criar um inventário de todos os produtos. Esse controle precisa ser atualizado periodicamente com todas as informações relevantes, como quantidade, validade e datas de chegada e saída. Para que isso seja feito de forma correta, um treinamento dos funcionários encarregados é o ideal, mostrando a importância que os dados coletados tem para as decisões da empresa. Após isso, é importante que o empreendedor reúna recursos para automatizar os processos. Isso pode acontecer aos poucos e ajuda na economia de dinheiro e tempo para a organização.
Um bom empreendedor vê nos produtos parados a oportunidade para evitar prejuízo. Itens sem giro podem ser promovidos de forma a saírem do estoque trazendo lucro. Isso pode acontecer na forma de queimas de estoque, como peças fora da estação, ou itens próximos da data de validade. É interessante ter uma atenção especial a essa categoria, pois uma grande quantidade de itens parados indica que o controle de estoque não está acontecendo de forma correta. Conforme essa gestão se aprimore, será possível ver um aumento no fluxo e diminuição de produtos parados.
Um dos erros mais comuns é comprar mais ou menos do que o esperado. Nos dois casos, ocorrerá algum prejuízo para a empresa, seja por uma venda que não acontecerá ou por um produto que precisará ser vendido com desconto. Outro equívoco está em não dar importância para o registro dos recursos, o que pode resultar em uma análise falha e irrealista. Por fim, uma falha que pode ser evitada é focar em apenas um indicador, como o valor da mercadoria, esquecendo, por exemplo, do tempo de estoque, o que gera uma visão unilateral do cenário.
A EJS Temperos possui ingredientes selecionados para tornar o churrasco de fim de semana ainda mais especial. Dentro do seu catálogo estão molhos, pimentas e ervas finas. Para quem busca por acessórios, é possível encontrar a opção de presentes como bonés, avental e até um kit completo com temperos e facas, feito para surpreender até as pessoas mais exigentes.
Para conferir os produtos ofertados pela EJS Temperos clique aqui.