No Brasil, o carvão utilizado com mais frequência no churrasco é o carvão vegetal, que resulta de um processo feito a partir da lenha queimada, ou seja, é um carvão produzido. Essa produção é feita pelas diversas vantagens trazidas, afinal, o carvão tem um alto potencial de combustão, sendo mais potente do que a lenha e, logo, mais útil. Além disso, o carvão é muito mais durável em comparação à lenha, uma vez que ela apodrece e cai em desuso.
Para evitar erros no momento de comprar o carvão para o churrasco, confira os tipos e características dos carvões citados abaixo para embasar a sua escolha:
Este tipo de carvão tende a queimar mais em comparação aos outros. Nesse sentido, para formar uma brasa suficiente com o carvão vegetal, é preciso ficar atento ao tempo adequado para que seja fornecido o calor necessário para o churrasco. O carvão vegetal é constituído por madeira e, além disso, por atingir uma temperatura adequada, é ideal para assar carnes.
Este tipo de carvão é muito ecológico por ser um material reutilizável. Os pontos fortes deste carvão em relação ao vegetal são a durabilidade da chama acesa, além das peças em tamanhos iguais, que facilita uma queima mais equilibrada dos blocos. No entanto, este tipo de carvão também possui desvantagens como um tempo mais longo para alcançar a temperatura adequada, além de atingir uma temperatura consideravelmente inferior à do carvão vegetal.
Dependendo da espécie e da lenha utilizada na sua produção, a qualidade do carvão também muda, por isso, é importante se ater ao conhecimento em relação a esses fatores para fazer a melhor escolha no momento da compra.
O mais comum é que se faça a escolha de carvões produzidos a partir da lenha de eucalipto, porque entende-se que são os tipos de maior qualidade. No entanto, existe uma enorme variedade de eucaliptos, que irão produzir carvões melhores ou piores. Para descobrir se o carvão que está sendo comprado, apesar de ser de eucalipto, possui uma boa qualidade, é importante fazer uma pesquisa sobre as melhores marcas, procurar indicações e sanar dúvidas a respeito dos resultados de diferentes carvões.
Outro bom tipo de carvão vem da acácia negra, que é menos comum por não ser produzida em todo o território nacional. De toda forma, costuma possuir resultados de boa qualidade.
Outro fator de extrema importância para um bom churrasco é o fogo, pois apenas sendo acendido da maneira correta, surtirá o efeito adequado para um resultado satisfatório do churrasco. Para isso, é importante pesquisar o carvão mais adequado para a sua finalidade, além da quantidade ideal e o tempo necessário para acender o carvão escolhido.
Além disso, questões como as técnicas de acender o fogo também são importantes. Para isso, é possível buscar o acendedor mais adequado para a sua demanda e se ater à maneira de uso correta.
Após o resultado final, um ótimo tempero fará toda a diferença no sabor da carne.
Para isso, a EJS Temperos fornece temperos de diversos tipos voltados para a produção de churrascos e, assim, é possível experimentar os pratos com sabores inigualáveis.
Conheça aqui a linha de produtos.